Inicialmente, é necessário definir os diferentes tipos de assento para classificar corretamente o aspecto técnico de uma cadeira. Dependendo da aplicação e do local de uso, uma cadeira pode mudar de nome e de características — como “assento” em veículos ou simplesmente “banco” em locais públicos.

Este artigo refere-se a um tipo de assento manufaturado em material composto, como *fibra de vidro (fiberglass) e/ou fibra de carbono. Abordaremos suas principais características estruturais e anatômicas, aplicando normas técnicas que orientam sua fabricação e garantem sua durabilidade.

IMPORTÂNCIA DO DESIGN ANATÔMICO

Os dados ergonômicos para assentos automotivos incluem informações antropométricas (como dimensões corporais, geralmente abrangendo do 5º percentil feminino ao 95º percentil masculino), além de dados sobre dimensões do assento (altura, largura, profundidade), ajustes de ângulo (reclinação do assento e encosto) e características da almofada (maciez, estabilidade, distribuição de pressão).

O objetivo é otimizar o conforto, minimizar tensões e garantir segurança, projetando assentos que acomodem uma ampla gama de usuários, proporcionando postura e visibilidade ideais.

As variáveis de design são inúmeras e incluem:
– Tipos de estofamento e tecidos
– Design da base e do encosto
– Ângulos de ajuste
– Suporte lombar
– Altura do assento

Estudos demonstram que espessura, densidade e composição da peça, bem como o contorno da cadeira, influenciam significativamente na pressão da interface entre corpo e assento.

Normas aplicáveis incluem:
– ABNT NBR 13960 (móveis de escritório)
– ABNT NBR 14006 (cadeiras)
– NBS-PS 15-69 (equipamentos em fibra de vidro, norma internacional)

 

POSTURA

O ideal é que a cadeira permita:
– Pés totalmente apoiados no chão (ou em apoio específico)
– Joelhos em ângulo de aproximadamente 90°
– Encosto que acompanhe a curvatura natural da coluna, especialmente na região lombar
– Braços relaxados, com antebraços paralelos ao chão

Apoio lombar: Deve estar posicionado na curva da região lombar para evitar sobrecarga e garantir estabilidade.

Apoio de cabeça: Deve apoiar a parte posterior do crânio, protegendo contra lesões em caso de colisão.

Segurança: O cinto deve estar posicionado sobre os quadris e abaixo do abdômen, com a faixa passando sobre a clavícula. A norma ABNT NBR 15570 especifica o espaço ideal entre o peito e o volante para garantir segurança em relação ao airbag e ao cinto.

Os assentos devem priorizar a acessibilidade aos pedais, permitindo amplitude total de movimento.

Conforto: Ajustes adequados reduzem esforço físico e melhoram a postura. Isso inclui amortecimento, ventilação e suporte para nádegas, coxas e pescoço.

DIMENSIONAMENTO E FABRICAÇÃO

Cadeiras, bancos e assentos seguem normas específicas de fabricação e aplicação. No caso da fibra de vidro, é necessário atenção especial, pois além de sustentar o corpo humano e ser usada em veículos, deve suportar cargas dinâmicas como:
– Tração
– Compressão
– Torção

Um banco automotivo de fibra está sujeito a forças G que variam de 0 a 100, dependendo da gravidade do impacto. Essas forças devem ser absorvidas pela estrutura da peça, que também precisa resistir a intempéries, gases e vibrações.

USO PÚBLICO E USO ESPECÍFICO

Cadeiras, bancos e assentos possuem características diversas, mas todas visam conforto e acessibilidade. Recentemente, foram incorporadas normas baseadas na ABNT NBR 9050, voltadas para usuários fora das estatísticas convencionais — como obesos, idosos e pessoas com deficiência.

   

FABRICAÇÃO

A seleção de materiais para construção de bancos e cadeiras é criteriosa e proporcional à quantidade a ser produzida, considerando aspectos econômicos como:
– Custo dos materiais
– Moldes
– Mão de obra

Como exemplo, o banco de buggy em fibra de vidro produzido pela FIBRASCON aplica técnicas avançadas de projeto, modelagem e moldagem em plásticos compostos de alto desempenho.

CADEIRAS ARTÍSTICAS

Um capítulo peculiar que merece destaque: a cadeira é um dos artigos domésticos mais antigos inventados pelo homem. A FIBRASCON possui um departamento de design específico para projetos customizados, oferecendo uma notável variedade de modelos sob medida para seus clientes.

Vale lembrar que a fibra de vidro é um dos únicos plásticos que permite moldagem em peça integral, dispensando, em alguns casos, o uso de madeira, ferragens e estofados — tendência amplamente aplicada no design das décadas de 1960 e 1970.

Autor: Leone Fragassi 

 

 

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